terça-feira, 22 de março de 2011

Como planejar uma pescaria bem sucedida


Todo bom pescador gosta de arrumar a tralha de pesca de vez em quando só para sonhar com a próxima pescaria. Mas nem todos sabem organizar uma pescaria, do local de pesca ao material, passando pela escolha da data, alimentação e companheiros.

Vou tentar fazer um check-list básico para ajudar nossos amigos fazerem aquela pescaria tão cobiçada nos dias corridos de trabalhos em que a maioria vive hoje.

Acho importante começar pelos companheiros, pois uma boa pescaria tem que ter aquela gozação de quem pegou o maior, a maior quantidade etc, e isso não da pra fazer sozinho. Escolha os amigos que tem afinidade com o mesmo tipo de pesca que você (fundo, artificial tradicional ou fly), também aqueles que podem contribuir para a pescaria, seja o animador da turma ou aquele que tem de tudo para o acampamento, não levem o peso morto daquele cunhado chato ou a até mesmo a sogra, só vão atrapalhar, a não ser que seja a sogra para cozinhar e o cunhado pra limpar os peixes e fazer o churrasco, mas nada de barco ou barranco com eles (claro que vamos ter exceções à regra).

Depois partimos para uma data em que estes mesmos companheiros possam ir, claro! Você não fez toda este seleção para deixá-los com água na boca e na hora não levá-los.

Então vamos aos peixes que vocês gostam de pescar, se a seleção dos companheiros foi bem feita, isso vai ser mais fácil de decidir isso, só dependendo do o quanto vocês estão dispostos a se locomover para ir atrás destes peixes.
Decidido os peixes, o equipamento é com certeza a próxima umas das mais importantes etapas neste planejamento, e facilmente encontradas dicas em muitos sites (e posteriormente postarei aqui também).
Agora uma das coisas que eu particularmente acho mais complicado, entrar em acordo entre o local de pesca, levando em conta que a mesma data e peixes que vocês escolheram, pode variar uma infinidades de locais de pesca. Que por sua vez leva a decidir a condução para chegar ao local escolhido, se será de carro próprio, ônibus, avião etc, se será em um hotel de pesca (barco ou não) ou acampado.

A grande vantagem do hotel é a comodidade, sem precisar levar toda a tralha de acampamento, barco, gerador e etc. Os serviços de guias locais que conhecem o local melhor do que qualquer pescador que frequente periodicamente o local.

Se decidido por acampar, e baseados em todas as informações previamente adquiridas sobre o local de pesca, decidam quem leva o que (barracas, cozinha, tralhas, etc) do acampamento, sugiro que cada pessoa fique responsável por uma parte, para que não sobrecarregue uma só pessoa, acarretando esquecimentos.

Mas seja a pescaria no sítio do amigo ou as margens de um rio na divisa do Brasil com a Venezuela, aonde só se chega com hidroavião ou 12h de barco, o importante é que a pescaria saia como planejado.

Então boas pescarias!!! E pratique o pesque e solte.

Segue o resuminho do planejamento para uma pescaria:
  • Companheiros
  • Data
  • Peixes
  • Equipamentos
  • Local
  • Condução
  • Hotel/ Acampamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário